Santos Museu do Café

Informações sobre Santos Museu do Café

Descrição

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.


Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus destaques do acervo telas e um vitral de Benedicto Calixto, ícone da arte paulista. Além disso, o Salão do Pregão, local onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café, também pode ser visitado. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.


Além da exposição de longa duração, “A trajetória do café no Brasil”, o Museu também realiza exposições temporárias que contemplam a temática do café no âmbito político, social, cultural e científico. Em suas instalações, o Museu do Café possui o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência que disponibiliza diversas publicações e documentos sobre o café e sua história, o Centro de Preparação de Café e uma premiada Cafeteria.